Consórcio de Autos


Planos para Autos
Conheça nossos Planos para Autos

Dúvidas Frequentes

Tire suas dúvidas sobre o Consórcio Realiza



O que é um consórcio e qual a vantagem?


Consórcio é um sistema que reúne pessoas físicas ou jurídicas para sorteio de bens ou serviços, conforme contrato. Na modalidade todos os cotistas pagam um valor mensal e periodicamente um deles é contemplado mediante lance ou sorteio. No consórcio todos são contemplados, uns mais cedo, outros mais tarde.

O que é contemplação?


A contemplação por Sorteio ou Lance dá ao consorciado ativo o direito à utilização do crédito, após a análise e aprovação das GARANTIAS EXIGIDAS.

Optar pela compra através do Consórcio Realiza significa optar por uma compra inteligente, programada, que pode representar economia ainda mais expressiva. Contemplado, e de posse do valor do crédito em mão, o consorciado adquire um bem com todas as vantagens de um negócio à vista, o que aumenta o seu poder de compra. Os participantes contemplados devem continuar pagando normalmente as parcelas, conforme o plano adquirido.

- Qual a diferença entre consórcio e financiamento?


No financiamento a pessoa consegue dinheiro automaticamente com o Banco Central e financia o bem ou serviço em parcelas com juros. É indicado para quem tem pressa e concorda com as condições de juros altos. No consórcio o bem ou serviço contratado pode levar anos para sair, em compensação não tem taxa de juros, somente taxas administrativas.

- Como é calculada a prestação mensal?


A prestação mensal nada mais é do que o percentual do valor do crédito (fundo comum) mais acréscimos previstos no contrato (taxa de administração, fundo de reserva e seguro). Dessa forma, o valor é calculado da seguinte maneira: PM = FC + TA + FR + Seguro.

Prestação mensal (PM) = Percentual do crédito dividido por número de meses (FC) + Taxa de administração (TA) + Percentual fixado referente ao fundo de reserva (FR) + Seguro.

- E se eu atrasar ou não pagar uma parcela?


O atraso ou não pagamento da parcela implica algumas penalidades, tais como não poder participar do sorteio mais próximo ou até mesmo da assembleia, conforme disposto no contrato. Outra penalidade é o pagamento da taxa de juros calculado sobre o valor atualizado do produto.

- O que é o lance?


O lance é quando a pessoa paga uma quantidade X de parcelas adiantadas para ser contemplado no sorteio em questão. Leva quem pagar a maior fatia. Caso o participante não tenha dado o maior lance, o valor pago a mais é devolvido e ele pode tentar novamente no próximo sorteio.




Encontre a Unidade da Consórcio Realiza mais próxima de você!


Vantagens

Por que fazer um consórcio? ENTENDA MAIS

Vídeos

Confira nossos vídeos ENTRAR

Redes Sociais